22 de abr. de 2011

Modelo da Nau Santa Clara


Modelo da Nau Santa Clara, afundada defronte a Arembepe, Bahia, em 1680.
Este modelo foi construido artesanalmente pelo mestre Ivo Loeb em madeiras nobres retratando fielmente e em escala a nau.

De tamanho grande, com 1,80m de altura.
A nau tem 0,70m comp. e esta' exposta em vitrine com móvel antigo em madeira de lei, com 1,80m alt. x 1,0m lar. x 0,50m prof.
Magnifica peça para exposição em museu ou lobby de entrada de empresa.

"Foi o mais rico naufrágio em costas brasileiras. Trazia da Indias pedras preciosas e ouro com outras duas caravelas que a acompanhavam e afundaram no Cabo da Boa Esperanca.
Parou na baia de Todos os Santos para aguada, carena e desembarque dos doentes e seguia viagem para Portugal quando afundou no mesmo dia da partida em uma tempestade, próximo a' Praia do Forte.
Foi explorada por mais de 200 anos, e ate hoje acham-se objetos de valor naquele sitio.
O primeiro a explora-la foi Garcia D'Avila com índios que mergulhavam atados em pedras.
Dizem ser dai a origem do maior latifúndio da historia mundial, a da família Garcia D'Avila, com extensão de terras do Maranhao ao Espirito Santo.
Construiu seu Castelo próximo do local do naufragio, hoje Praia do Forte, como sede de sua fabulosa fazenda, e adquiriu o Solar do Unhao de Pedro Unhao de Castelo Branco, como residencia da familia em Salvador, capital da colonia, ambos existentes ate hoje. "
R$ 9.500,